DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

AGRICULTORES FAZEM SÚPLICAS A SÃO GONÇALO PARA QUE A SECA TERMINE NO SERTÃO

A fé tem sido uma aliada do povo sertanejo no período de estiagem. O desejo é que chuva caia na região.
Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco, milhares de agricultores perderam toda a safra de 2016 e 2017 devido a estiagem. 117 municípios do estado estão em situação de emergência por causa da seca, afetando mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil. A situação é ainda pior no sertão, onde existem 39 reservatórios de água em colapso. Este ano, as chuvas foram 42% abaixo do que era esperado para região. Para encarar o longo período de estiagem, o sertanejo se apegou na fé.

Na cidade de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, os moradores adaptaram umas das tradições locais. A Roda de São Gonçalo, manifestação religiosa popular, que chegou ao Brasil por meio dos portugueses, geralmente organizada por pessoas que querem pagar promessas feitas ao santo, ganhou um novo significado. A celebração de agradecimento se tornou uma celebração de súplica. O pedido é para que a chuva venha logo.


“Tem que apelar para fé né? Porque a seca está grande, através da devastação da natureza, né? Aí como a seca está grande, os animais passando sede e a necessidade da chuva, que a gente vê na caatinga, né, dá para perceber que a natureza tá sofrendo… aí a gente apela”, diz a agricultora Rosalva Gonçalves.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS