Disposição
de informações aproxima as duas redes sociais. Aposentada em 2014 pelo Google,
Orkut liderou no Brasil até 2012.
O Facebook começou a testar um novo
layout que faz as páginas do site parecerem com o Orkut.
A mudança começou
a ser percebida por donos de páginas brasileiras nesta quarta-feira (29). O
Facebook confirmou ao G1 que conduz o teste. “Estamos testando um
novo layout para páginas no desktop para transformar este recurso em algo mais
útil para as pessoas e facilitar a interação com páginas de empresas, por meio
de uma foto de capa maior e botões de ação mais proeminentes”, afirmou uma
porta-voz da empresa.
Um dos que notou
a mudança foi, Euller Castro, administrador da “Designers Cristãos”. Para ele,
a alteração gera desconforto mas traz "mais espaço tanto para informação
quanto pra imagens". Ele também destacou as semelhanças com os perfis de
usuários do Orkut, rede social encerrada em 2014 que foilíder entre os sites do
gênero no Brasil até 2012.
A comparação
entre as duas redes sociais é compreensível. Assim como no Orkut, a imagem de
exibição da página deixa de ser sobreposta à imagem de cobertura, inexistente
na rede social aposentada, e passa a ocupar a lateral esquerda. O menu de
informações passa a ocupar o espaço abaixo da foto.
Até os itens
indicados aproximam as duas redes. Enquanto o Facebook lista ícones para
“Página Inicial”, “Fotos”, “Sobre”, “Curtidas”, “Vídeos”, “Instagram Feed”,
“YouTube” e “Publicações”, o Orkut mostrava “minhas atualizações”, “scraps”,
“fotos”, “vídeos”, “depoimentos”, “aniversários” e “conversas”.
As similaridades
continuam. Do lado direito, o Facebook mostra as pessoas que “curtiram” a
página. No Orkut, esse espaço era destinado aos amigos.
Também há
diferenças. O centro do novo layout testado pelo Facebook reúne as publicações
da própria página. No Orkut, esse espaço era destinado a depoimentos de
conhecidos.
O Facebook não
informa quando a nova aparência das páginas será implatada.
CHICO SABE TUDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário