DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

'TEMOS QUE TER EM CONTA QUE COMETEMOS ERROS', DIZ LULA

Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) | Fotos: Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante o lançamento do site "Memorial da Democracia", nesta terça-feira (1º), que o PT precisa ter em conta que cometeu erros. 

De acordo com o jornal O Globo, em uma referência indireta às promessas de campanha do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o petista disse que é preciso verificar "se estamos fazendo aquilo que nos propusemos a fazer". Ao reconhecer o direito de grupos contra o governo irem às ruas, Lula destacou que é preciso uma auto-avaliação dos petistas sobre a conjuntura. “A única coisa é que temos que medir as consequências. Se nós estamos fazendo aquilo que nós propusemos a fazer. Se a gente está certo e se está fazendo tudo ou se tem alguma coisa para fazer. E a gente tem que medir a pressão para saber também porque eles estão se manifestando”,  afirmou o ex-presidente. 

Em outro momento do discurso, Lula reconheceu os erros do PT. “Nós precisamos voltar a ter orgulho e coragem de andar com nossas camisas vermelhas. Porque obviamente que um partido como o PT, uma família grande como essa tem o risco de cometer erros. Na vida, quando a gente comete erro a gente paga pelo erro”.

Na sequência, o ex-presidente foi ainda mais explícito. “Nós temos que ter em conta que nós cometemos erros. Temos que ter em conta de que não fizemos tudo, que tem muita coisa para fazer. Mas temos que ter a certeza de que temos defeitos, mas ninguém fez mais do que fizemos pela democracia neste país”.

Apesar de ter reconhecido o direto de manifestações, o petista frisou que o país vive um "momento delicado, de irracionalidade emocional” e que é preciso diferenciar as bandeiras atuais da levantadas nos protestos liderados pelo partido no passado. “A gente não pode reclamar. Aqui nesse salão, todo mundo já carregou uma faixa contra alguém e já xingou alguém”, disse, para uma plateia formada por petistas, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais. Para Lula, o problema é que os manifestantes têm se posicionado, entre outros temas, “a favor da volta da ditadura, contra o aumento do salário mínimo, contra as conquistas das empregadas domésticas e contra as cotas”. “Contra esses nós temos que lutar” disse Lula.  

O líder petista ainda ironizou os panelaços, que têm ocorrido durante os programas de televisão do partido e nos pronunciamentos da presidente Dilma. "As pessoas baterem panela quando tem pronunciamento nosso é um ato democrático. Não incomoda ninguém, não atrapalha tanto. O problema é que a empregada depois vai lavar a panela. Se tiver amassada, vai ser complicado, é difícil.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS