DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

PAULO AFONSO E GLÓRIA PRODUZEM PARTE DA MACONHA QUE ABASTECE 40% DO MERCADO NACIONAL

PESQUISADOR RELATA FUNCIONAMENTO DO CHAMADO "POLÍGONO DA MACONHA", ONDE AGRICULTORES POBRES DO SERTÃO NORDESTINO FORNECEM MATÉRIA-PRIMA PARA ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS
Redação
redacao@ozildoalves.com.br
O Brasil não é mais somente uma rota do tráfico internacional de narcóticos. Hoje, o País é o maior consumidor de drogas da América do Sul e também um dos maiores produtores, em parte graças às plantações no chamado "Polígono da Maconha", na região sertaneja do Nordeste.
"Há um mito de que a maconha consumida no Brasil venha do Paraguai, de que não é um problema nosso", afirma o sociólogo Paulo Cesar Fraga, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "Na verdade, a agricultura familiar e tradicional do sertão nordestino já produz 40% da maconha consumida no País", diz.
Formado por 13 cidades (Salgueiro, Floresta, Belém de São Francisco, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Carnaubeira da Penha e Betânia, todas em Pernambuco, e Juazeiro, Curaçá, Glória e Paulo Afonso, na Bahia), o Polígono da Maconha surgiu graças a uma confluência de fatores, no topo das quais está o baixo investimento dos governos no desenvolvimento da região.
Para Fraga, o governo deveria rever sua política de repressão ao plantio, o que poderia ajudar no desenvolvimento dos municípios afetados pela produção e também os pequenos agricultores, que acabam submetidos às regras do crime organizado. Dados da Polícia Federal mostram que 1kg de maconha rende para um agricultor da erva cerca de 150 a 200 reais, enquanto que a maconha é vendida nas capitais entre 600 e mil reais.
Veja matéria original e a íntegra da entrevista com o sociólogo Paulo Cesar Fraga concedida ao site Carta Capital

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS