DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

MACURURÉ: UM POUCO DO SEU PASSADO POLÍTICO E NOS TEMPOS ATUAIS COM A PREFEITA SILMA...RESUMIDAMENTE POR WALTER ARAÚJO!

Na legislatura de 1959-1963, a Assembleia Legislativa da Bahia contou com dois atuantes deputados voltados para o sertão: o pessedista Raimundo Reis de Oliveira (1930-2002), com raízes no antigo município de Santo Antonio da Glória e o soteropolitano e udenista João Carlos Tourinho Dantas (1922-2016).

Amigos irreverentes, esses deputados formavam uma dupla buliçosa e atenta aos interesses do povo sertanejo e deixaram marcas louváveis na historia da política baiana.  

Ambos foram fundamentais para a aprovação da lei que, em 1962, elevou Macururé à categoria de município, emancipando-o de Glória, mérito estribado no esforço de outro batalhador em prol da emancipação, Diógenes Lemos de Moraes.

Município relativamente novo, com pouco mais de cinco décadas de emancipação político-administrativa e à semelhança de outros pequenos municípios do sertão, Macururé vem se sustentando mais na grandeza de seu povo do que, propriamente, no esteio do Estado e da União Federal.

Ainda assim, parece um município com boas perspectivas, apesar de já ter balançado negativamente em algumas conquistas, como a supressão de sua condição de sede de comarca, em razão do alegado desequilíbrio orçamentário do Poder Judiciário da Bahia.

Como os demais municípios circunvizinhos, Macururé enfrenta problemas diversos, tais como, falta de recursos, violência, ausência de estrutura, insuficiência de equipamentos públicos e o descaso das autoridades estaduais no que tange à segurança pública. 



A prefeita Silma Eliane Adriano do Nascimento Carvalho vem enfrentando, como pode e a seu modo, as turbulências do município. 

Filha de político, seu pai Silvino Alves do Nascimento também foi prefeito numa época bem mais difícil, até de desamparo, tendo em vista a escassez de recursos de que precisava para tocar os serviços essenciais de Macururé.
POR WALTER ARAÚJO COSTA
blog http://araujo-costa.blog.uol.com.br/


Postar um comentário

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS