DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

sábado, 21 de março de 2015

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE MACURURÉ E GRUPOS REPRESENTANTES DO INSTITUTO CHICO MENDES DISCUTEM TOMBAMENTO DA SERRA DO UMBUZEIRO, EM PAULO AFONSO

Uma reunião provocada pela Secretaria Municipal de Turismo e realizada na Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso deu início à discussão sobre o tombamento da Serra do Umbuzeiro, no Povoado Riacho, como Área deProteção Ambiental, Monumento Nacional, Parque Nacional, Estadual ou Federal, ou ainda Estação Ecológica. A reunião contou com as presenças da promotora do Ministério Público Ambiental, Luciana Khoury, do Secretário de Turismo, Marlos Guerra e representantes do Departamento Municipal de Meio Ambiente, da Sala Verde e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Marlos Guerra, a provocação se deu em razão do atrativo turístico da Serra do Umbuzeiro, que segundo ele, possui potencial para exploração do ecoturismo, turismo religioso, técnico cientifico e contemplação com pinturas rupestres, refúgio de aves em extinção, historia do cangaço e uma nascente chamada de pingador.
Após a reunião ficou acordada a formação de um grupo de trabalho com os órgãos competentes, para a realização de estudos necessários sobre a viabilização da exploração sustentável do local. Com a conclusão dos trabalhos junto à Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso, será definida a categoria do tombamento. Em seguida será realizada uma audiência publica com a comunidade.

Nesta quinta-feira (19) membros do Comitê Estadual da reserva da Biosfera da Caatinga, recepcionados pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Paulo Afonso, Hermes Benzota de Carvalho Júnior realizaram uma visita técnica ao local. O propósito da visita foi iniciar os estudos de viabilização à proteção da Serra. Fizeram parte do grupo representantes do Instituto Chico Mendes, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente, INEMA, Associação Serra do Umbuzeiro e Secretaria de Meio Ambiente de Macururé.

De acordo com o Ministério do Turismo, a procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. A fim de preparar o país para atender a essa demanda, o Ministério do Turismo considera a estruturação dos parques e o aumento das visitações como prioridades estratégicas do Plano Nacional do Turismo (PNT).

Redação
redacao@ozildoalves.com.br

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS