DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nova demarcação de terras pode retirar o oesta baiano para estados vizinhos

 
O Oeste baiano, considerado por muitos como um dos maiores celeiros agrícolas do país, está sendo alvo da cobiça de estados vizinhos. Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Piauí buscam na justiça pedaços de terra nas áreas mais férteis da região, que hoje integram o território baiano. O argumento é que não há divisor de águas para delimitar o que é território baiano das áreas pertencentes aos estados reclamantes.
 
A questão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramita a Ação Cível Originária (ACO) 347. Distritos inteiros, como a Vila do Rosário, poderá fazer parte de Goiás.
 
Articulados a partir da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), empresários do Oeste baiano já iniciaram o contra-ataque. Uma missão da região Oeste tem audiência programada com o governador Jaques Wagner na próxima sexta-feira. A intenção é municiar o poder público com o máximo de informações para que este possa integrar a defesa dos interesses da Bahia e do agronegócio local. O dirigente classifica a mudança como “uma divisão do Estado, sem plebiscito”.
 
Para o vice- presidente da Aiba, o economista Sérgio Pitt, “a audiência de conciliação, marcada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no dia 13 de novembro, emBrasília, com os representantes de cada estado envolvido, dentre eles, os governadores e secretários, é uma oportunidade ímpar para rever e consertar equívocos do passado”. A ação estabelece como limite entre os estados o chamado divisor de águas, cujo levantamento foi executado pelo Exército Brasileiro, com custeio financiado pelos estados.(TB)

Portal Formosa

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS