DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Escolher seu sucessor não vai ser nada fácil para o prefeito de Abaré-BA, Fernando Tolentino

O atual prefeito de Abaré, município da Região Norte do Estado da Bahia, já enfrentou várias situações desde que resolveu entrar na disputa pela prefeitura de seu município. Em 2012 todos já davam como certa sua vitória, aí veio o resultado das urnas e ele perdeu para Benedito com uma diferença mínima de votos. Benedito do Ibó com apoio do ex-prefeito Delísio, foi eleito com 4.985 votos (50,54%), Fernando perdeu com 4.757 votos (48,23%).

Para chegar à prefeitura Fernando teve que buscar o apoio da ex-prefeita Eulina, conseguiu colocar como seu vice o filho dela, e em 2016 foi eleito prefeito. No final da apuração Fernando com Kaká de Eulina sendo seu vice, saiu vencedor com 5.482 votos (51,08%) já seu adversário Del de Delísio teve 5.251 votos (48,92%). Para a reeleição Fernando não teve nenhuma dificuldade, mudou o vice e obteve expressiva votação 7.435 votos (62,19%), ele venceu a filha de Delísio, Tati Oliveira que teve 4.521 votos (37,81%).

A relação com nomes de possíveis ungidos de Fernando vem aumentado, ele começou o segundo mandato com apenas dois e agora já são cinco. Entre os nomes ventilados estão o de Kaká de Eulina e do atual vice-prefeito Emanoel da Farmácia, a não escolha de um desses nomes provocará um racha no grupo político de Fernando. Segundo uma das nossas fontes na cidade do Norte da Bahia, a maioria dos aliados de Fernando já trabalham com a certeza de que Emanoel da Farmácia será o nome de Fernando para sua sucessão.

No entanto, há quem acredite que Fernando não vai querer abrir mão da liderança política. Para tanto, ele precisará colocar alguém de sua mais absoluta confiança. Aí entra os nomes de duas secretárias dele que é: Jessica Tolentino (Secretária de Desenvolvimento Social) e Willa Tarcianne (Secretária de Finanças). Outro nome que é visto como pré-candidato e ele aceita essa posição, é o do Secretário de Agricultura, Marcelo Tolentino. Um dos desses três representaria escolha pessoal de Fernando e não de grupo.

Fernando faz uma exitosa administração no município baiano, conquistou o respeito e admiração do povo de sua terra. No entanto, não será nada fácil escolher seu sucessor. Se optar por Kaká de Eulina; Emanoel da Farmácia; ou, Marcelo Tolentino, perderá o direito de continuar na liderança política. Por outro lado, escolhendo alguém de sua absoluta confiança, a exemplo de Jessica e Willa, poderá perder apoio de grandes lideranças da política local. A oposição está torcendo pelo racha, Fernando vai precisar de muita habilidade.

Por Didi Galvão 

Um comentário:

Anônimo disse...

Emanuel da farmácia

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS