Paes obteve 1,62 milhão de votos, número inferior aos 1,72 milhão de eleitores que poderiam ter ido às urnas nesse domingo (29.nov.2020), mas não o fizeram. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A superioridade numérica dos que se abstiveram do voto frente aos que escolheram ativamente o prefeito eleito se repetiu em mais 9 das 57 cidades que tiveram 2º turno. A abstenção geral nessa rodada de votação foi de 29,5%, a maior da história do país.
Entre as capitais, a que teve maior abstenção foi Goiânia (GO), onde 36,75% dos eleitores não foram às seções de votação no domingo. Venceu o candidato Maguito Vilela (MDB), que está internado desde outubro devido à covid-19.
Apesar dos 11,29 milhões de eleitores que deixaram de votar no 2º turno, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o número ainda é menor do que o esperado, uma vez que a eleição deste ano é realizada em meio a uma pandemia.
“Tradicionalmente [a abstenção] é maior no 2º que no 1º turno… O ideal é que a abstenção tivesse sido menor, mas a verdade é que quando tudo começou se imaginava uma abstenção colossal”, declarou Barrosos na noite de domingo (29.nov).
A abstenção no 1º turno das eleições foi de 23,14%. Quatro anos atrás, nas eleições municipais anteriores, a taxa ficou em 17,58%.
Leia abaixo a taxa de abstenção em cada 1 dos municípios que tiveram votação no 2º turno nesse domingo (29.nov):
Nenhum comentário:
Postar um comentário