186 integram o grupo das 500 piores cidades brasileiras são do estado da Bahia, que têm 417 municípios. Que dá o alerta é a Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Ela fez um estudo que revelou esse problema com as cidades de Santa Brígida e Maciruré no estado da Bahia. O estudo ainda revela que nenhuma cidade baiana está classificada entre as 500 com melhores índices do país.
O índice, que tem como ano base 2007, leva em consideração três vetores na análise: educação, saúde, emprego e renda. A saúde e a geração de emprego contribuíram para que a Bahia melhorasse sua posição frente aos outros estados. No entanto, foi a educação que realmente alavancou o crescimento. Segundo o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, a Bahia ainda tem um desenvolvimento que precisa avançar bastante.
O índice leva em conta a pontuação de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade. O índice se diferencia também por permitir que o avaliador perceba se o crescimento foi em decorrência de políticas aplicadas ou se foi a partir da queda das demais cidades.
As 10 (dez) melhores cidades na pesquisa sã: Salvador, Pojuca, Madre de Deus, Camaçari, Simões Filho, Vitória da Conquista, Mucuri, Dias Dávila, Jaguarari e Feira de Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário