Na eleição anterior em 2008, Léo Saraiva foi eleito para o primeiro mandato com quase 600 votos a mais que o mesmo adversário de 2012. Léo faleceu em julho de 2020, na época o prefeito era Raimundinho Saraiva que estava no primeiro mandato. Em 2016 Raimundinho foi eleito vencendo o próprio Jailson Bento, a diferença também foi mínima de apenas 599 votos. Já em 2020 Raimundinho foi reeleito com uma vantagem maior, venceu João Victor Bento com 754 votos de diferença.
Exu tem 28.225 votos, segundo dados do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O quantitativo de eleitores na terra do Rei do Baião, seria suficiente para uma vantagem um pouco maior. Itacuruba é um município do sertão com apenas 4.269 eleitores, o que representa 15% do total de eleitores de Exu. Na terra do peixe o atual prefeito foi eleito com a mesma diferença de votos do prefeito eleito da terra do Rei Baião, tudo isso mostra que além de elevar à temperatura a eleição de Exu é de fato disputada voto a voto.
Pelo menos dois nomes já estão à disposição do eleitorado de Exu para possível análise, o prefeito Raimundinho Saraiva está no segundo mandato e não disputará a reeleição. No entanto, já anunciou que o nome de seu ungido. Trata-se do vereador mais votado no pleito passado. O ungido de Raimundinho é Junior Pinto, irmão do ex-prefeito Léo saraiva. Já a oposição saiu na frente em termos de anúncio, em reunião realizada no ano passado, o nome do empresário Genário Aquino foi confirmado como pré-candidato do grupo.
Por Didi Galvão
Nenhum comentário:
Postar um comentário