Colegas do
Supremo Tribunal Federal driblaram teorias da conspiração envolvendo a queda do
avião em paraty
Durante o velório do ministro Teori
Zavascki, neste sábado (21), as "causas do acidente" aéreo foram
consideradas um assunto tabu.
Segundo o jornal Zero Hora, colegas
do Supremo Tribunal Federal (STF), evitaram falar sobre qualquer assunto
relacionado ao desastre e driblaram teorias da conspiração envolvendo a queda
do avião em Paraty, na última quina-feira (19). Também não comentaram sobre o
eventual substituto de Teori.
Durante a cerimônia, o ministro
Edson Fachin fez apenas um desabafo sobre a rotina do STF. "Na última
conversa com Teori comentamos como nossa atividade tem sido de alta
voltagem", declarou.
Ainda de acordo com a reportagem, a
ministra Cármen Lúcia, que chegou ao velório às 7h, não chegou a falar com a
imprensa.
O QUE
SE SABE ATÉ AGORA DO ACIDENTE DE AVIÃO QUE MATOU TEORI ZAVASCKI
MAIS
INFORMAÇÕES
- “Sabotagem
não pode ser descartada, mas a probabilidade é muito baixa”
- Morre
Teori Zavascki, do STF, em acidente de avião na região de Paraty
- AO
VIVO | Morre Teori Zavascki, relator da Lava Jato. Siga as últimas
notícias
Avião King Air C90GT levando o ministro do STF (Supremo
Tribunal Federal), Teori Zavascki,
e mais quatro pessoas caiu nesta quinta-feira no litoral sul do Rio de Janeiro. Veja
o que se sabe até agora sobre o incidente.
QUAL
ERA A ROTA DO VOO?
A aeronave partiu às 13h01 da quinta-feira, do aeroporto do
Campo de Marte, em São Paulo, com destino ao pequeno aeroporto de Paraty, um
trajeto de menos de uma hora. Os
bombeiros receberam o alerta da queda às 14h15 a dois quilômetros do aeroporto da
cidade fluminense.
QUEM
VIAJAVA NA AERONAVE?
No avião, viajava o empresário Carlos Alberto Fernandes, 69,
dono dos hotéis Emiliano e proprietário da aeronave, o ministro
Teori Zavascki, 69, o piloto, Osmar Rodrigues, 56, e mais duas mulheres. As
identidades delas foram as últimas a serem confirmadas por razões
desconhecidas. Tratava-se da jovem Maíra Lidiane Panas, de 23 anos, que
prestava serviço a Carlos Alberto, que passava por tratamento no ciático,
segundo informou o grupo empresarial, e a mãe dela, Maria Ilda Panas, de 55
anos, professora da rede infantil em Juína (MT).
POR
QUE O PILOTO EMPREENDEU A VIAGEM SE AS CONDIÇÕES DE TEMPO EM PARATY NÃO ERAM
FAVORÁVEIS?
Não há como saber se o piloto tinha conhecimento das condições
meteorológicas no seu destino e houve relatos de que o tempo piorou
consideravelmente no momento do acidente, com fortes pancadas de chuva. Segundo
o site G1, por se tratar de
aeroporto pequeno, o pobto de pouso de Paraty não emite boletim de informações
meteorológicas, motivo pelo qual ao decolar do Campo de Marte, o comandante não
tinha como saber as condições no litoral fluminense no momento da aterrissagem.
No momento da queda chovia bastante no local.
QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS DO AEROPORTO DE PARATY?
Assim como em Angra dos Reis, o pouso das aeronaves em Paraty é
visual, ou seja, o piloto tem apenas o que enxerga como elemento para decidir
suas manobras na aterrissagem. O aeroporto de Paraty, resumido basicamente a
uma pista de aterrissagem, não conta com radares nem com a infraestrutura
tecnológica que permite os aviões aterrissarem orientados por radiofrequência,
que guia ao piloto sobre a altitude, inclinação e velocidade antes da
aterrissagem. A existência desses instrumentos é crucial quando a visibilidade,
horizontal e vertical, é ruim. Sem
visibilidade os pilotos devem abortar a aterrissagem.
HOUVE
SOBREVIVENTES?
Os cinco ocupantes do avião morreram e seus corpos já foram
resgatados durante a madrugada e a manhã da sexta-feira e foram encaminhados ao
Instituto Médico Legal de Angra dos Reis (RJ). A jovem do grupo, Maíra Panas,
no entanto, sobreviveu, sim, ao impacto da queda, mas acabou morrendo afogada.
Segundo diversos testemunhos recolhidos pela imprensa, Maíra pediu auxílio de
dentro do avião, alertando que não estaria aguentando mais. Os bombeiros
tentaram durante vários minutos perfurar, sem sucesso, a fuselagem do aparelho.
Quando conseguiram introduzir um tubo de oxigênio no interior da aeronave, uns
40 minutos depois segundo conta a revista Veja,
já era tarde demais.
QUAIS
ERAM AS CARACTERÍSTICAS DA AERONAVE?
O avião, um King Air C90GT,
da fabricante norte-americana Hawker Beechcraft, contava com dois motores e
tinha capacidade para sete pessoas. A Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac)
informa em seu site que a situação do avião estava em ordem.
A
AERONAVE TINHA CAIXA-PRETA?
Em um primeiro momento a Força Aérea Brasileira (FAB) informou
que a aeronave não tinha caixa preta, considerada fundamental para esclarecer
as causas de acidentes aéreos, mas ela foi encontrada na tarde desta
sexta-feira. O avião, pelas suas características, não está obrigado a possuir
uma caixa preta, mas o proprietário tem a opção de instalá-la. De acordo com a
FAB, o gravador de voz será encaminhado para leitura no Laboratório de Análise
e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), do Centro de Investigação e
Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília.
QUEM
VAI INVESTIGAR O ACIDENTE ?
Uma investigação “séria” e “transparente” foi cobrada depois do
acidente de dentro e fora do Brasil. O Cenipa é o responsável pelas
investigações que envolvem acidentes aéreos no Brasil, mas a Polícia Federal,
com uma equipe especializada, e o Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos
Reis já abriram inquéritos para esclarecer os motivos da tragédia. A
procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, responsável pela investigação
em Angra dos Reis, solicitou documentos relativos à manutenção da aeronave e
pediu à Anac e ao Comando da Aeronáutica as gravações das conversas entre a
torres de controle e o piloto.
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