DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quinta-feira, 9 de junho de 2016

'JAPONÊS DA FEDERAL' É PRESO EM CURITIBA

O agente Newton Ishii, da Polícia Federal, foi preso nesta terça-feira, 7, em Curitiba. Foi cumprido mandado expedido pela 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.
Newton Ishii ficou conhecido como "japonês da federal" ao escoltar presos e investigados da Operação Lava Jato. 
Atualmente no cargo de chefe substituto de Operações Especiais da Polícia Federal em Curitiba, ele fica lotado na sede da PF na capital paranaense e é responsável pela logística e escolta de presos.
Ele estava trabalhando ontem quando foi notificado da decisão e se entregou espontaneamente.
Diferente dos presos da Lava Jato que ele ajudou a conduzir para a PF em Curitiba ao longo das 30 fases da emblemática operação de combate à corrupção, Ishii está em uma de sala separada na sede da Polícia Federal e não na carceragem.
Ishii foi condenado em 2009 pela Justiça Federal no Paraná por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai. A condenação foi mantida pelo STJ em março deste ano, que determinou  pena de quatro anos e dois meses de prisão o que, na prática, permite que ele cumpra sua condenação já no regime semiaberto.
O cumprimento da pena, contudo, ainda precisa ser definido pelo juiz de Foz do Iguaçu.
O agente foi um dos 23 policiais federais alvos da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR).

Ishii responde a três processos, derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa.Figura sempre presente nas prisões da Operação Lava Jato, Newton Ishii ganhou marchinha de carnaval, boneco de Olinda e máscara.A reportagem entrou em contato com o advogado de Newton Ishii, que não estava no escritório. O espaço está aberto para manifestação.
MSN NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS