Vídeo mostra submissão do povo após reportagem do SBT sobre desmandos em Abaré-BA
Redação
redacao@ozildoalves.com.br
redacao@ozildoalves.com.br
O Conexão Repórter desta quarta-feira, 18 de fevereiro, reprisou um documentário exclusivo "Os filhos dos coronéis". Roberto Cabrini mostrou um dramático retrato de abandono, da hipocrisia, dos desmandos e do sofrimento nas escolas no sertão brasileiro, que são dominadas pelos coronéis.
O programa mostrou ainda que a indústria da seca e da perpetuação do poder traz uma sentença social: a condenação ao não futuro. As botas do poder oprimem, enquanto crianças são obrigadas a estudar amontoadas em casebres de lona. Barracos de barro sem luz, água ou banheiro, onde as aulas são interrompidas até pela entrada de animais.
Na primeira vez que o programa foi ao ar em 2013, alguns dias após o trabalho produzido pela equipe do SBT, a secretária de educação que também foi mostrada na reportagem foi a uma das 'escolas' visitadas por Cabrini e lá fez uma reunião com os pais dos alunos.
“É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias.” (Immanuel Kant)
Nenhum comentário:
Postar um comentário