O número de casos graves de covid-19 tem aumentado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pelo menos 287 mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo coronavírus foram registradas no país desde o início do ano, e quase 900 diagnósticos graves da doença foram confirmados.
De acordo com os dados, o coronavírus foi responsável por 78,7% das infecções fatais entre os casos confirmados de SRAG. Além disso, 52% dos casos analisados com testes positivos para algum vírus foram causados pela covid-19. O boletim indica que uma nova variante mais transmissível pode estar em circulação, contribuindo para o aumento das infecções.
A tendência de crescimento de casos foi identificada em nove estados das regiões Norte e Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Crianças pequenas e idosos são os grupos mais afetados, com maior incidência de casos graves e mortalidade predominante entre idosos. Nos estados do Amazonas e de Rondônia, há um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.
A pesquisadora Tatiana Portela reforça a necessidade de cuidados preventivos, como o isolamento em caso de sintomas gripais e o uso de máscara ao sair de casa, caso o isolamento não seja possível. A vacinação também continua sendo recomendada para todas as faixas etárias, conforme o esquema do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê doses específicas para crianças, idosos, imunocomprometidos, gestantes e grupos vulneráveis.
Por Chico Sabe Tudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário