DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 22 de maio de 2019

FEIRA LIVRE DE MACURURÉ AOS POUCO SE DESLOCA PARA O CENTRO COMERCIAL: CAMELÔS TOMAM RUAS E PRAÇAS



Não é preciso andar muito para perceber quão forte é a presença do mercado informal na feira livre em Macururé, sobre tudo pelo números de barracas, camelôs e ambulantes que comercializam, nas calçadas das principais vias da cidade, os mais variados produtos.

É POSSÍVEL ENCONTRAR CAMELÔS JÁ AVANÇANDO À PRAÇA CENTRAL NA AVENIDA “ACM”, PRINCIPAL RUA DO COMÉRCIO DE MACURURÉ...

Até mesmo à praça do Mandacaru, como assim foi batizada pelo atual prefeito Everaldo Carvalho, onde está situado a maioria dos comerciantes da pacata cidade, vem se transformando em feira livre. Na gestão da prefeita Silma Eliane, fora construído neste mesmo local uma praça de alimentação com vários quiosques ali bem próximo, contudo, em visita ao local nesta terça-feira, 21 de maio, o que se encontrou foi o comercio informal de produtos como roupas, calçados, CDs e DVDs, artigos eletrônicos, mesa e banho, e muita bancas de legumes, frutas e verduras.

INFORMALIDADE PARA DRIBLAR O DESEMPREGO

Os ambulantes não estão nas ruas porque eles querem, mas por necessidade. É este o argumento mais comum ouvido na feira livre por aqueles que buscam no trabalho informal uma forma de driblar o desemprego e garantir renda. Um vendedor de frutas ouvido pelo Blogueiro Naldinho Beira Rio lamenta a situação. “Não tem emprego, e eu preciso alimentar minha família. Prefiro ser camelô de que andar correndo da polícia, por estar cometendo algum crime”, disse. Outro, foi além: “Meu último emprego foi em restaurante, como garçom. Preferia a rotina árdua e pesada servindo mesas que sofrer embaixo de sol vendendo variedades, sem contar que a economia de várias cidades da região está péssima, e que aqui (Macururé) o dinheiro não circula, a cidade está no vermelho apesar do crescimento da feira em números de ambulantes e camelôs, tem feira que não vendemos quase nada, acrescentou o entrevistado, mais mesmo assim é assegurado dizer e podemos afirmar que Macururé é a terra do bode.



FOTOS DA FEIRA LIVRE DE MACURURÉ, NA BAHIA










Fonte: Naldinho Beira Rio


Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS