DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

ESCRITOR DE PETROLINA LANÇA ROMANCE SOBRE A GUERRA DE CANUDOS


Hélio de Araújo, autor de ‘Canudos de Antônio Conselheiro’ . — Foto: Abília Marinho

O livro ‘Canudos de Antônio Conselheiro’ será lançado nesta terça-feira (18), a partir das 19h, no auditório do Sesc. A entrada é gratuita.
Canudos de Antônio Conselheiro’ é o nome da mais nova obra do escritor petrolinense Hélio de Araújo, que será lançada nesta terça-feira (18) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O lançamento será realizado no auditório do Sesc, a partir das 19h. A entrada é gratuita. O livro traz um relato sobre a Guerra de Canudos, movimento de cunho sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, entre 1896 e 1897, em Canudos, no Sertão da Bahia.

Em 116 páginas, a obra de Hélio de Araújo é descrita pelo próprio autor como um “romance”. O processo de produção contou com uma série de pesquisas sobre a Guerra de Canudos, feitas com base em documentários, livros e teses de mestrado sobre o tema, além de uma visita do escritor a Canudos, onde a História se mantém viva através do memorial e do Parque Estadual da cidade. O livro aborda as quatro expedições em que a guerra foi dividida.

Ao mesmo tempo em que traz um relato histórico da guerra, a obra também evidencia a figura do líder religioso Antônio Conselheiro, enquanto um homem que lutava por uma sociedade mais justa, igual e livre de opressões. “Enfatiza Antônio como um homem solidário, que queria uma sociedade igualitária e sonhou com uma cidade onde todo mundo se respeitasse e que não tivesse nenhuma opressão, nem policial nem das autoridades”, afirma Hélio.

Com o desafio de escrever sobre um momento tão significativo da História do Brasil e, especialmente, do sertão nordestino, Hélio de Araújo se sentiu realizado por poder fazer o próprio relato sobre uma história que já foi contada por diversos autores. “Para mim, é extremamente importante, me sinto muito bem espiritualmente por contar uma história que é nossa, do sertanejo. Talvez a mais bela e intrigante história. Estou me sentindo realizado”, destacou.

OUTRAS OBRAS
Hélio de Araújo também é autor dos livros ‘Andanças’ (1999), ‘O Quarteto’ (2001), ‘História de Luta das Pessoas com Deficiência em Petrolina’ (2015) e 'O Anoitecer de Aurora’ (2017).
G1 PETROLINA


Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS