DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

sábado, 15 de outubro de 2016

29ª ROMARIA DE CANUDOS ACONTECE ATÉ DOMINGO (16) COM UMA PROGRAMAÇÃO EXTENSA

A exibição do filme "Uma Aventura no Semiárido" que ocorre na noite desta sexta-feira (14), às 19:00h, em frente a Capela do Cruzeiro na cidade de Canudos (BA), marca oficialmente a abertura da 29º Romaria de Canudos, cuja programação se estende até o domingo dia 16.

Esse ano, a Romaria apresenta o seguinte tema: "Canudos - Uma Experiência de Vida e Natureza Sustentável e o lema: "Só Deus é Grande e Misericordioso". O evento reúne estudantes, pesquisadores, religiosos e leigos que, durante esses três dias, discutem o movimento de Canudos nos mais variado aspectos. E no ponto de vista prático, os estudos e as discussões ocorrem muito em torno dos pontos históricos de Canudos, como nos museus e, principalmente no Parque Estadual de Canudos, local onde aconteceram as batalhas entre o Exército Brasileiro e os sertanejos liderados pelo religioso Antônio Conselheiro nos anos de 1896 e 1897.

Nessa edição, a Romaria de Canudos traz uma grande expectativa em torno de temas ligados à vida do povo na Caatinga e a exploração sustentável do bioma a partir das experiências de Convivência com o Semiárido vivenciado pelas comunidades rurais de vários municípios da região. 

Essa temática que dialoga diretamente com o tema da Romaria terá uma importante contribuição do colaborador do Irpaa, José Moacir, que fará uma palestra destacando o valor da Caatinga e sua biodiversidade preservada pelo próprio povo, que vive diretamente das riquezas que este bioma oferece. A palestra de Moacir será na noite do sábado (15).


A Romaria de Canudos é organizada pelo Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e pela paróquia local, tendo ainda o apoio da prefeitura e de vários comerciantes da cidade e organizações sociais que divulgam e implementam projetos de Convivência com Semiárido, principalmente na região de Juazeiro e Paulo Afonso. Esse ano, a organização do evento espera um público estimado de cinco mil pessoas.
PORTAL FORMOSA
Postar um comentário

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS