Barragem que fornece água para mais de 300 pessoas.
Historicamente a estação chuvosa do semiárido baiano compreende os meses de outubro a abril, época que acendem a esperança ou a desilusão de todos que nessa região habita.
Passando escasso o mês de outubro, a preocupação desse sertanejo já começa a se alimentar, consequentemente a vegetação e as fontes de água denunciam que estamos precisando de ajuda.
Com o alerta de El Niño bastante severo e/ou devastador para a estação chuvosa (2015-2016), espera que as chuvas diminuam ou até faltem nesse período que tradicionalmente já se iniciou.
A água encanada em Formosa, município de Macururé, é proveniente de uma barragem que fica localizada há poucos metros do povoado e às margens da BR 116, sendo que devido ao estado crítico que se encontra essa barragem, a qualquer momento poderá ser interrompido esse tipo de fornecimento.
Buscando saber a real situação dos principais açudes com suas águas, desse povoado, a reportagem do Formosa News percorreu num raio de 3 Km (quilômetros) e encontrou a seguinte realidade:
Barragem da BR-116: estado crítico, muitos acreditam que a continuação de retirada de suas águas através da encanação, fará com que a mesma seque antes mesmo de dezembro;
Barragem da BR-116 (Formosa)
Barragem do Mulungu: devido ao pouco uso, caso não chova, mesmo assim só deverá secar em 2016;
Barragem do Mulungu
Barragem de Abedias Gago: Já se encontra seca;
Barragem de Abedias Gago
Açude Velho: dependendo da retirada da água, talvez só seque em 2016;
Açude Velho
Açudinho: dificilmente terá água em dezembro.
Açudinho
Portanto, fica o alerta para o sertanejo continuar sempre preservando e/ou procurando alternativas de convivência com a seca.
Fonte: Formosa News/Portal Formosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário