Nos Estados Unidos, o Parque Nacional do Vale da Morte (Death Valley, em inglês) é um desses locais que chamam a atenção de todos, além de ser um dos parques nacionais mais fantásticos do país. O lugar é uma região de depressões que fica ao norte do Deserto de Mojave, que se estende por, aproximadamente, 225 quilômetros ao longo da fronteira entre os estados da Califórnia e Nevada.
A área recebeu esse nome por causa dos perfuradores e garimpeiros que atravessavam o local durante a Corrida do Ouro da Califórnia, em 1848, e relatavam dificuldades para atravessar o vale e chegar até as minas. Durante uma das travessias, um trabalhador morreu e o lugar ficou conhecido por esse nome. Apesar disso, um fato mais curioso que a origem do seu título é o das rochas que se movem sozinhas por lá.
Quem visita o Vale da Morte tem a chance de ver de perto uma das principais atrações turísticas da região, o Racetrack Playa (expressão em inglês e espanhol que significa "praia da pista de corrida"). Esse é o local aonde as pedras, que chegam a pesar 300 quilos, aparecem espalhadas ao longo de uma grande planície desértica com um rastro comprido atrás delas, que pode medir mais de 450 metros.
Geólogos têm estudado essas rochas desde 1948, e muitas teorias já foram pensadas sobre o fenômeno. Algumas das ideias das razões pelas quais as pedras se moviam foram ventanias esporádicas quando o terreno está coberto de água da chuva, blocos de gelo, poeira e até extraterrestres. O motivo para o evento ser tão misterioso é o fato de os movimentos serem ocasionais, pois as pedras podem ficar sem se mexer por décadas até o isso acontecer de novo.
Um estudo do Centro de Investigação Científica e Educação Superior de Ensenada, no México, publicado no portal científico Plos One, conta como o movimento das rochas acontece. De acordo com os autores da pesquisa, a chuva provoca uma camada fina de água no terreno, ressecado pelo tempo, e congela durante a noite. Pela manhã, o gelo se quebra em pedaços, que são empurrados pelo vento como se fossem barcos, com a pedra em cima.
Além do Racetrack Playa, o Parque Nacional do Vale da Morte conta com outros atrativos em seus 1,3 milhão de hectares. O local possui ruínas de cidades-fantasma da época da Corrida do Ouro, o Castelo Scotty, erguido no século 20 pela família do executivo Albert Mussey Johnson, e vários cânions.
O Parque Nacional do Vale da Morte está na fronteira do estado da Califória com o de Nevada, e é um dos mais incríveis dos Estados Unidos
Geólogos têm estudado essas rochas deslizantes desde 1948, e muitas teorias já foram pensadas sobre o fenômeno
Nenhum comentário:
Postar um comentário