AFP
Autoridades esperam iniciar nesta segunda-feira o processo de identificação dos corpos das crianças
A
Colômbia lamentava a morte de 31 crianças em um ônibus que pegou fogo
neste domingo na localidade de Fundación (norte do país), enquanto
autoridades investigavam a tragédia e aguardam o depoimento do motorista
do veículo, que está detido.
O
ônibus, no qual viajavam crianças que haviam comparecido a uma missa no
domingo, explodiu ao meio-dia e matou 31 crianças, com idades entre um e
oito anos. Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo 24 menores
de idade.
"Estou
comovido e todo o país está de luto pela morte destas crianças nesta
tragédia. Sempre recordaremos estas crianças", disse o presidente Juan
Manuel Santos, que viajou até Fundación, no departamento de Magdalena,
após o encerramento da campanha para eleição do próximo domingo.
As
equipes de emergência retiraram os corpos carbonizadas das crianças dos
destroços do ônibus e enviaram os restos mortais para o Instituto
Médico Legal de Brarranquilla, capital regional.
As
autoridades esperam começar nesta segunda-feira o processo de
identificação dos corpos das crianças, um trabalho muito difícil,
segundo os legistas, em consequência do estado de carbonização dos
cadáveres.
"As
investigações estão em curso", afirmou Santos, que anunciou ainda que o
governo assumirá todos os custos de atendimento dos feridos e dos
funerais.
A prefeita de Fundación, Luz Stella Durán, decretou luto de três dias e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas.
Os
feridos sofreram queimaduras de segundo e terceiro grau e muitos se
encontram em estado crítico, informou o diretor local da Cruz Vermelha,
Cesar Ureña.
A
organização enviou quatro psicólogos e dois voluntários especialistas
em apoio psicossocial para atender os parentes das vítimas e os feridos.
O motorista do ônibus incendiado, que não teve a identidade divulgada, foi detido e deve prestar depoimento nesta segunda-feira.
"O
motorista está detido. Ele se entregou às autoridades durante a manhã e
deve prestar depoimento durante uma audiência", afirmou uma fonte
policial de Magdalena, departamento do norte da Colômbia onde fica a
localidade de Fundación.
"Está detido temporariamente, enquanto determinamos sua responsabilidade", completou a fonte.
Uma
das hipóteses do acidente indica que o motorista colocava gasolina no
ônibus a partir de um recipiente com combustível de contrabando no
momento da explosão.
A
polícia informou que o motorista se entregou depois da divulgação de
que a hipótese de culpa do condutor estava sendo investigada. Parentes
das vítimas atacaram a casa do suspeito e iniciaram uma busca paralela a
das autoridades.
Segundo
uma sobrevivente, o motorista "desceu do ônibus para colocar gasolina e
todas as crianças estavam em cima. De um momento para o outro, o ônibus
começou a soltar faíscas. Neste momento, o motorista desceu correndo
para buscar água e foi embora".
"Eu
quebrei o vidro da janela e tirei minha irmã, mas não consegui salvar
meus outros dois irmãos", completou a menina de 11 anos. Com informações
MSN
www.chorrochoonline.com
Informação Entretenimento e Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário