DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

terça-feira, 6 de março de 2018

BANDIDOS USAM ARMAMENTOS ANTIAÉREOS EM ATAQUE NA BAHIA; VIGILANTE DA PROSEGUR MORREU; VÍDEO

Frente do escritório da Prosegur em Eunápolis; área segue isolada (Divulgação)
Os bandidos que realizaram uma série de ataques em Eunápolis, Extremo Sul da Bahia, para roubar a empresa de valores Prosegur na noite de segunda-feira (5) usaram armas de uso restrito das Forças Armadas. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos estavam armados com fuzis 762 e 556 e metralhadoras ponto 50, usadas em ataques antiaéreos.

Cerca de 40 homens participaram da ação que teve explosão com dinamites na empresa de transporte de valores e também atingiu três unidades da PM na cidade. Apesar do arsenal usado, a PM informou que os bandidos não conseguiram atingir o cofre da empresa.

O major Florisvaldo Ribeiro, comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Eunápolis, informou que a explosão na Prosegur atingiu mais a parte do escritório e da tesouraria.

“Eles levaram da tesouraria uma quantia ainda não sabida de dinheiro. A empresa ainda está contando o que restou para ter uma ideia do quanto foi levado e ainda será prestada a queixa na Polícia Civil”, disse.

Vigilante morto no ataque, Elivar revidou os tiros e acabou atingido (Foto: Acervo Pessoal)
Segundo o major, o vigilante Elivar Ferreira Nadier Sobrinho, 46 anos, que morreu na ação dos bandidos, revidou aos tiros. Elivar estava na guarita da empresa quando os criminosos chegaram. Quatro vigilantes feridos seguem hospitalizados mas sem risco de morrer.
Na manhã desta terça-feira (6), a PM localizou na zona rural de Belmonte, cidade vizinha, seis veículos usados pelos bandidos. Dentre eles, estão uma picape Strada preta. A PM não soube dar mais detalhes sobre os demais carros nem a situação em que eles estavam.

O CORREIO não conseguiu contato com a empresa de transporte de valores. No local do crime, até o final da manhã desta terça (6), havia ainda cinco ‘bananas’ de dinamite não utilizadas pelos bandidos.

Os explosivos serão retiradas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), única que pode manusear material do tipo ainda nesta terça. O local está isolado e sendo periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Inicialmente, foi divulgado pela Polícia Civil o uso de granadas na ação, mas isso foi descartado.

Ousadia
A PM estima em cerca 40 a quantidade de bandidos que participaram da ação, considerada pela Polícia Civil como “ação de extrema ousadia”. A empresa Prosegur fica no Centro da cidade de Eunápolis, na Rua Doutor Gravatá, que possui 115 mil habitantes.

VÍDEO:



Para que a ação não fosse frustrada, os bandidos colocaram fogo na frente do quartel da PM e de duas companhias especializadas (Rondesp e Caema), e ainda ficaram o tempo todo atirando para dentro das unidades policiais.

“Foi um momento que tivemos de agir com cautela”, declarou o major Ribeiro. Houve ainda o bloqueio com carretas nas BRs 101 e 367 nas proximidades da cidade para dificultar a perseguição durante a fuga.

A ação, iniciada entre as 23h30 e as 0h, durou cerca de 40 minutos. Foram muitos tiros disparados na cidade, onde há um rastro de destruição, com vidraças de lojas do comércio destruídas e marcas de tiros em imóveis residenciais. A explosão foi tão forte que derrubou a porta de uma das casas.

“Foi algo muito orquestrado, algo jamais esperado na cidade, um crime de extrema ousadia. A polícia ficou encurralada, sem poder sair. A perícia está no local do crime neste momento e não foi prestada queixa ainda”, disse, ainda pela manhã, o delegado Hermano Costa, titular da Delegacia de Furtos e Roubos.

A informação da polícia é de que os bandidos fugiram em direção a Minas Gerais em carros roubados. “Tivemos a informação de que mais adiante, já fora da cidade, eles entraram em um caminhão-baú”, informou Costa.

Pedido de reforço
A Prefeitura de Eunápolis divulgou nota lamentando a morte do vigilante e o pânico vivido por moradores. O prefeito Flávio Baiôco (PSD) disse que vai solicitar do governador Rui Costa melhorias urgentes na segurança pública da cidade.

Baiôco quer a criação e instalação de um Batalhão da Polícia Militar na cidade, a exemplo de Porto Seguro, elevando a 7ª Companhia Independente; a ampliação da base operacional da Caema; a construção de uma base de segurança nos bairros; e um estudo de viabilidade da instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na Estrada da Colônia, rota de fuga de bandidos sempre que tem crimes na cidade.

“Passei essa madrugada acordado monitorando a situação e a assistência às vítimas. Uma cidade como Eunápolis não pode ficar refém do crime organizado e viver cenas de violência sem poder de reação”, disse o prefeiro.

“Os comandantes das polícias Civil e Militar se esforçam, mas precisam ter estrutura para trabalhar e condições de enfrentar a criminalidade cada vez mais organizada e bem armada”, concluiu o prefeito.

A PM declarou que o policiamento foi reforçado na cidade e que as polícias de toda a região estão em alerta para encontrar pistas sobre para onde os bandidos fugiram.
OZILDO ALVES


Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS