DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016: FALTAM 07 DIAS - SAIBA COMO SÃO ELEITOS CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR.

No próximo dia 02 de outubro, os eleitores de Macururé escolherão o prefeito e vereadores para o próximo quadriênio. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente.

Prefeitos, assim como os governadores e presidente da República são cargos majoritários. Já vereadores, deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional. Tanto para a eleição dos cargos majoritários, quanto para o dos proporcionais, somente são considerados os votos válidos. Dessa forma, não são contabilizados, para nenhum efeito, os votos brancos e nulos.

Para ser eleito, o candidato a cargo majoritário tem de conseguir a maioria dos votos válidos. Já na eleição para cargos proporcionais não são eleitos necessariamente os candidatos que obtêm a maioria dos votos. Para se elegerem, os candidatos dependem de dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário.


Na eleição do próximo dia 02 de outubro, são mais de 20 nomes concorrendo as 09 vagas de vereadores disponíveis em Macururé. No caso do prefeito, são 3 candidatos.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS