DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

APRENDA A FAZER CALDO DE COSTELA

Receita é opção para ser consumida em dias frios. Veja os ingredientes e o modo de preparo.
O Bahia Meio Dia desta terça-feira (5) mostrou como fazer um caldo de costela. A receita pode ser uma opção para esquentar os dias mais frios no inverno. Quem ensina como fazer é a cozinheira Maria de Fátima, de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. Na região, as temperatura mínima chega a 13ºC durante a noite. 

O caldo de costela é muito apreciado no oeste baiano. Dona Maria de Fátima diz que a receita é tradição. “Essa receita vem de família. Aprendi com minha mãe, fui fazendo com os amigos e ‘tamo aí’”, disse.
Ingredientes
1 kg de costela
1 ½ kg de mandioca cozida
1cebola grande picada
3 dentes de alho
1 pimenta de cheiro
2 colheres de corante
Óleo ou azeite
Sal a gosto
Modo de fazer
Em uma panela de pressão, frite o alho com um pouco de óleo ou azeite. Acrescente a cebola, a pimenta de cheiro, o sal e o corante. Depois de dourar os temperos, coloque a costela e um água suficiente para cobrir a carne. Cozinhe a carne na pressão por cerca de 40 minutos. Depois desfie a costela já cozida. Separe a gordura e os ossos. Bata a mandioca com um pouco de água no liquidificador e separe.

Em uma panela, misture o caldo feito no cozimento da carne com a costela já desfiada e misture o creme da mandioca. Deixe cozinhar até ferver e desligue o fogo. Está pronto o caldo de costela. Sirva com tempero verde.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS