DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CRESCE NÚMERO DE HOMICÍDIOS ENTRE VIZINHOS E PARENTES NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Do dia 1º de janeiro até 18 de março, foram registrados 37 homicídios. 60% dos crimes ocorridos em 2016 já foram elucidados, diz delegado.
O número de homicídios nos primeiros três meses de 2016 caiu 8% em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Do dia 1º de janeiro até 18 de março, foram registrados 37 homicídios. No mesmo período do ano passado, ocorreram 41 assassinatos. Os  dados foram divulgados pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).
Comandante do 5º BPM de Petrolina, Ricardo Peres (Foto: Taisa Alencar / G1)Comandante do 5º BPM de Petrolina,
Ricardo Peres (Foto: Taisa Alencar / G1)
Segundo o comandante do 5º BPM, tenente coronel Ricardo Peres, apesar de 2015 ter sido um ano negativo devido ao alto número de homicídios registrados no ano anterior, ele assegurou que os índices estão sendo revertidos.
“Estamos recuperando esses números agora no primeiro trimestre. Em Janeiro, fevereiro e março, tivemos uma redução de 8%. E, do dia 1º de janeiro até o dia 18 de abril, tivemos uma queda de 10% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que são os homicídios”, explicou o comandante.
Diferente de 2015, onde os homicídios estavam ligados ao tráfico de drogas, a polícia identificou que 48% dos crimes são de proximidade, ou seja, praticado entre vizinhos ou dentro da própria casa. De acordo com o 5º BPM, seis assassinatos ocorridos em 2016 foram dentro de residências.
Delegado Marceone Ferreira disse que 60% dos homicídios de 2016 foram elucidado  (Foto: Taisa Alencar / G1)Delegado Marceone Ferreira disse que 60% dos
homicídios de 2016 foram elucidado
(Foto: Taisa Alencar / G1)
“Em 2015 e 2014 tínhamos assassinatos voltados mais para atividades criminosas, que é pistolagem e execução. Já em 2016, a gente tem observado uma mudança nessa motivação. Temos mais  crimes de proximidade, evolvendo parentes, marido que mata a esposa, vários casos nesse sentido. Essa mudança, aquele crime de pistolagem que vinha ocorrendo com frequencia, observamos uma dimnuição significativa”, disse o delegado da 26ª Delegacia Seccional de Petrolina, Marceone Ferreira. 
Para dar mais celeridade aos processos de investigação desses crimes, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco designou mais um delegado para Petrolina. “Nós solicitamos um reforço de mais um delegado para a Delegacia de Homicídios e com isso aumentamos significativamente o número de inquéritos enviados ao poder judiciário. Aumentamos em 60% o número de elucidações dos crimes ocorridos em 2016. Nossa meta é chegar a 80%”, destacou Marceone.
Combate ao crime
Para minimizar o número de assassinatos, o 5º BPM está implementando ações. “Estamos intensificando as abordagens a motos, porque hoje é o instrumento mais utilizado para cometer homicídios. A vigilância ao pessoal do semiaberto e da condicional também foram reforçadas. Junto a isso estamos fazendo o fechamento de bares, com a vigilância e a Ordem pública, que são aqueles bares irregulares. Isso tem ajudado a diminuir muito os números negativos do primeiro trimestre”, explicou o tenente coronel.
Entre as áreas que mais preocupam a polícia, estão os bairros da Zona Leste da Cidade. “Alguns bairros ganham destaque e nós estamos trabalhando de forma bem específica nesses locais, como o grande José e Maria e localidades próximas como Dom Avelar, São Jorge, São Joaquim. Ali tem uma população de cerca de 50 mil pessoas, que é uma população de uma cidade de médio porte. A Zona Rural é outra área que também estamos trabalhando de forma intensa”, destacou o comandante.
G1/PETROLINA

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS