DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

sábado, 12 de março de 2016

MACURURÉ-BA REALIZA 3º FÓRUM DE ASSOCIATIVISMO E PALESTRAS

Aconteceu ontem 11, na cidade de Macurure-BA, 3º Forum do Associativismo, como também, palestra sobre cultivo de palma e manejo do rebanho.
O encontro foi realizado pela Secretaria de Agricultura do município, onde contou com a colaboração da AGROCURAÇA, CESOL, CETAF SICOOB,AGEDHA,CAR,CONFEDERAÇÕES DAS ASSOCIAÇOES,SEBRAE E BAHIATER.
O secretário de Agricultura Gustavo Varjão , falou da importância da presença das mulheres e jovens nas Associações, “Isso conta muito em pontuação para as associações em conseguir benefícios junto ao poder publico” Disse o Secretário Gustavo.
Valda Rocha, que representa a Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agro ecologia)AGEDHA, uma instituição não governamental, veio alinhar a sabedoria dos criadores e agricultores, ao conhecimento técnico que vai desde dos criatórios ate os cultivos de plantas, para fomentar agricultura no município de Macurure.
Manoel Uelbson, coordenador regional do BAHIATER, explicou, como os agricultores e criadores podem ter acesso a declaração de aptidão ao Pronaf(DAP).Ter documento de terra e comprovar atividade rural, assim todos terão acesso as políticas publicas  governo do estado na área rural.
Claudio Ademar, técnico da Companhia de desenvolvimento e Ação regional(CAR), falou do projeto de desenvolvimento rural sustentável(PDRS). Onde as associações mais organizadas, recebem os benefícios sem apadrinhamento político. Detalhou a importância do DAP jurídica, onde as associações podem fornecer seus produtos desde carnes de bode, peixes, frutas verduras e dos produtos derivados do leite de cabra. Tudo que seja produzida naquela propriedade rural, podem chegar as escolas prefeituras, delegacias, cadeias publicas, hospitais ou ate, a restaurantes da região. “Eu prefiro que as crianças das escolas de Macurure e região, se alimentem da carne de bode, do leite de cabra, do peixe do rio são Francisco das frutas e verduras produzidas aqui, do que as almôndegas vindo da Friboi! Pois os alimentos de fora geram lucros para os donos das empresas que moram no estado de Goias e gastam o dinheiro por lá, não gastam aqui em nossa região! Então, precisamos fazer a rotatividade de nossos produtos, e claro, se organizar através das associações” explicou.
O diretor técnico da AGROCURAÇA Rafael Senne, levou sua experiência da combinação “Bode/palma,” aos criadores de Macurure, na forma de implantar pequenas unidades de plantação de palma adensada, mais com alta produtividade.

Na oportunidade, a Prefeitura Municipal, sorteou entre as associações, equipamentos rurais entre os associados.



Cobertura completa com entrevistas e comentários dos criadores, amanha 13, no Programa A Hora do Bode na radio Educadora AM de Belem do São Francisco-PE.

Imagens de Jucelio Rodrigues/Portal Formosa
Redação blog do Eloy Netto

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS