DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 23 de março de 2016

ESCOLAS DO POVOADO DO SÃO FRANCISCO REALIZAM PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Neste sábado passado, dia 19 de março, as Escolas Municipais Lourenço Cardoso Varjão e a Escola São Francisco, através da sua Diretora Uilza Maria Gomes Ribeiro Varjão e a vice diretora Rosana Campos Varjão, realizaram junto à comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, funcionários e a comunidade em geral, uma palestra de alerta sobre os riscos do mosquito e Aedes Aegypti.
A palestra foi ministrada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pecuária de Macururé-BA, Gustavo Vieira da Costa.
Na ocasião, foi esclarecido que o desequilíbrio ambiental causado pela ação humana favoreceu a proliferação do mosquito e consequentemente  as doenças transmitidas por ele, como a Dengue, a Zika, e a Chikungunya.
Foi esclarecido também sobre os mecanismos de combate ao mosquito, os cuidados com a manutenção das cisternas, caixas d’agua, tonéis e especialmente os cuidados com a acomodação inadequada do lixo. Foi possível tirar dúvidas sobre o comportamento do mosquito, especialmente em seu ciclo reprodutivo, ocasião da qual a fêmea passa a se alimentar de sangue para produzir seus ovos que são depositados em locais com água parada, preferencialmente limpa.
O mosquito também coloca os ovos em locais com água suja, ou sem água, como tonéis, tampas de garrafas, lonas vazias, onde os ovos podem esperar por mais de um ano para que o recipiente venha ser preenchido com água e o ciclo de desenvolvimento do ovo em larva, e da larva em mosquito possa ocorrer, ciclo esse que dura um período bem curto, apenas 7 dias.
Foram discutidos também os sintomas e as conseqüências desses vírus no organismo humano, especialmente a síndrome de Guillain-Barré e a Microcefalia ocasionada especial mente pelo Vírus Zika.

O evento teve seu encerramento com uma animada gincana de perguntas, respostas e prendas.

Apoio: Associação Comunitária do Distrito do São Francisco
Prefeitura Municipal de Macururé

Secretaria Municipal de Meio Ambiental Agricultura e Pecuária de Macururé


PORTAL FORMOSA

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS