DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

RIACHO DO TIM-TIM: ALEGRIA DO SERTANEJO DE MACURURÉ ESTÁ CORRENTE, TRANSBORDANDO! VÍDEO E FOTOS



Eu, Naldinho Beira Rio, redator deste humilde Portal de Notícias de Macururé acordei no meio da madrugada com o ronco do trovão. Aquele barulho grave, distante, avisando que a chuva ia chegar.  Ao amanhecer do dia, no escancarar da porta da cozinha, a marca da invernada. A caixa d’agua transbordando. A água dançando no tronco de uma árvore na Vila Popular. A saparia em cantoria manifestava sublimemente a presença da ilustre convidada.Mãe, estar chovendo!”, gritou a criança saltitante, banhada de alegria aqui na minha redondeza, do meu comércio, do meu lar.


Quero olhar as águas!O Riacho Grande. O Tim-Tim de nossa pacata Macururé em correnteza barrenta, a encosta da estrada acumulada em amarelo pardo, os barreiros da Fazenda Quixaba e Bairro Bela Vista sufocados. A água não respeita a intervenção do homem no leito dos rios. As Passagens Molhadas são lavadas de lado a lado. Quer atravessar para a outra margem? Tem que arriscar a ser arrastado pelo volume que desce cabeça a baixo via Chorrochó, Abaré rumo ao leito do Rio São Francisco.

Para vir à feira de Chorrochó nesta quarta feira, a água engoliu o pneu da moto. Tive medo de cair. Mas consegui atravessar”, comemora, com um sorriso nos olhos, um morador das terras encharcadas de nossa Macururé..

Água barrenta acumulada. 

O tempo carregado de chuva transforma a rotina do sertanejo. A vida se torna mais viva. Os rostos debulhados pelos ditames do Sol se mostram rejuvenescidos, lavados, enxaguados, nutridos pelos pingos que vem do alto e adentram na alma esturricada, porém transparente, iluminada, sedenta de sede e de alegria, daqueles que esperam, dia após dia, um milagre acontecer.   


Eu, Naldinho Beira Rio, digo ao nosso bom criador como porta voz de todos os Macururéenses...OBRIGADO DEUS!





Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS