DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

RIACHO DO TIM-TIM: ALEGRIA DO SERTANEJO DE MACURURÉ ESTÁ CORRENTE, TRANSBORDANDO! VÍDEO E FOTOS



Eu, Naldinho Beira Rio, redator deste humilde Portal de Notícias de Macururé acordei no meio da madrugada com o ronco do trovão. Aquele barulho grave, distante, avisando que a chuva ia chegar.  Ao amanhecer do dia, no escancarar da porta da cozinha, a marca da invernada. A caixa d’agua transbordando. A água dançando no tronco de uma árvore na Vila Popular. A saparia em cantoria manifestava sublimemente a presença da ilustre convidada.Mãe, estar chovendo!”, gritou a criança saltitante, banhada de alegria aqui na minha redondeza, do meu comércio, do meu lar.


Quero olhar as águas!O Riacho Grande. O Tim-Tim de nossa pacata Macururé em correnteza barrenta, a encosta da estrada acumulada em amarelo pardo, os barreiros da Fazenda Quixaba e Bairro Bela Vista sufocados. A água não respeita a intervenção do homem no leito dos rios. As Passagens Molhadas são lavadas de lado a lado. Quer atravessar para a outra margem? Tem que arriscar a ser arrastado pelo volume que desce cabeça a baixo via Chorrochó, Abaré rumo ao leito do Rio São Francisco.

Para vir à feira de Chorrochó nesta quarta feira, a água engoliu o pneu da moto. Tive medo de cair. Mas consegui atravessar”, comemora, com um sorriso nos olhos, um morador das terras encharcadas de nossa Macururé..

Água barrenta acumulada. 

O tempo carregado de chuva transforma a rotina do sertanejo. A vida se torna mais viva. Os rostos debulhados pelos ditames do Sol se mostram rejuvenescidos, lavados, enxaguados, nutridos pelos pingos que vem do alto e adentram na alma esturricada, porém transparente, iluminada, sedenta de sede e de alegria, daqueles que esperam, dia após dia, um milagre acontecer.   


Eu, Naldinho Beira Rio, digo ao nosso bom criador como porta voz de todos os Macururéenses...OBRIGADO DEUS!





Postar um comentário

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS