DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

JANOT DIZ QUE LULA LOTEOU “BR DISTRIBUIDORA” EM TROCA DE APOIO POLÍTICO

Na condição de presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) concedeu ao senador Fernando Collor (PTB-AL) "ascendência" sobre a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, "em troca de apoio político à base governista no Congresso Nacional", por volta de 2009. A afirmação é do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conforme informações da Folha de S. Paulo.
Janot diz ainda que na BR Distribuidora foi criada ao menos entre 2010 e 2014 "uma organização criminosa preordenada principalmente ao desvio de recursos públicos em proveito particular, à corrupção de agentes públicos e à lavagem de dinheiro".
Segundo reportagem de Aguirre Talento e Rubens Valente, afirmações integram a denúncia protocolada no STF contra o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), sob análise do ministro Teori Zavascki. Lula não é alvo da acusação da Procuradoria.
Em nota, o Instituto Lula afirmou que os diretores da Petrobras e da BR Distribuidora "foram indicados por partidos". O instituto sustentou ainda que Lula não foi responsável pela indicação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a uma diretoria da BR Distribuidora e que nunca tratou "com qualquer pessoa sobre supostos empréstimos ao PT".
Na nota, Lula afirma que fez apenas "duas indicações pessoais na Petrobras: os ex-presidentes José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli". "Os demais diretores da estatal e de empresas controladas foram indicados por partidos", diz.

A defesa do senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que as acusações são "falsas" e afirmou que suas relações "com instituições públicas sempre se deram exclusivamente em caráter institucional, no desempenho da função de senador da República e na defesa dos interesses do Estado de Alagoas, tudo no legítimo exercício da representação parlamentar".
Por Redação Bocão News

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS