DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

domingo, 10 de janeiro de 2016

HOMEM MORRE ATINGIDO POR RAIO NA FAZENDA AREADOS, ZONA RURAL DE MACURURÉ-BA

Um fato lamentável aconteceu na comunidade Areados, zona rural do município de Macururé-BA. José Bonifácio, também conhecido como  Zé Borrego, filho de Domingos de Melquiades, foi atingido por um raio e morreu no local.

Segundo familiares, por volta das 15h00min de sexta-feira (08), Zé saiu para o terreiro de sua residência para observar o tempo e foi atingido fatalmente por um raio. Não chovia no momento. A esposa e a sogra dele estavam próximas, mas felizmente não foram atingidas. Essa é uma prática perigosa, mas que é comum de todo sertanejo, sair para observar o tempo, principalmente, após a chuva, quando vai observar as barragens, riachos e a criação de animais.

A localidade Areados fica próxima ao Povoado Várzea da Ema, que fica no município de Chorrochó-BA. Após o ocorrido, o irmão dele tentou ir até o povoado, mas os riachos estavam cheios e impediram a passagem do mesmo. Porém, através de telefone conseguiram informar aos familiares sobre a tragédia e na noite de sexta e sábado de manhã o boato da morte do rapaz se espalhou pela região.

José Bonifácio é sobrinho do forrozeiro Zezinho da Ema. O mesmo tinha aproximadamente 40 anos e deixa esposa e 4 filhos.

O sepultamento aconteceu na tarde de sábado (09).

Muitos raios caíram na região nesses dias. Na fazenda Queimada do Milho, um raio deixou aproximadamente 20 ovelhas desacordadas e com dificuldades para levantar. Outro raio caiu em Formosa (município de Macururé) e queimou alguns equipamentos de transmissão de internet que ficam numa torre.

Fica o alerta a todos, alguns cuidados simples podem evitar prejuízos e acidentes. Fique esperto!

Algumas dicas:
·         Durante as tempestades fique em casa.
·         Saia somente se for absolutamente necessário.
·         Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade.
·         Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
·         Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos.
·         Não operar tratores ou máquinas, especialmente, para rebocar equipamentos metálicos.
·         Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel; os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios.
·         Busque refúgio no interior de edifícios.
·         Mantenha-se longe de árvores isoladas.
·         Não permaneça dentro d'água durante as tempestades.
·         Em casa, permaneça longe de portas e janelas.
·         Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.
·         Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.
·         Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea.
·         Ao sentir carga elétrica em seu corpo (caracterizada por eriçamento do cabelo e formigamento da pele) jogue-se ao chão.
·         Preste atenção à previsão do tempo para o princípio e fim da tarde, quando ocorre a maioria das trovoadas. Tenha um plano de fuga para qualquer atividade ao ar livre e afaste-se dos cumes das montanhas antes do meio-dia. Se tiver de fazer uma longa travessia de barco, tenha especial atenção. As canoas são um dos lugares mais expostos que existem.
·         Com mau tempo, evite árvores altas, picos desprotegidos, campos abertos e ou mesmo praias e piscinas.
·         Na floresta, procure um conjunto de árvores de altura regular e numa zona baixa, mas longe d'água. Afaste-se de troncos e raízes.
·         Se for apanhado em céu aberto, evite árvores isoladas, Faça do corpo uma "bola com pés", acocorando-se com eles o mais junto possível. Não toque com as mãos no chão.
·         Para minimizar o número de pessoas afetadas por um raio, não se junte em grupo. A corrente elétrica pode passar de uma pessoa para outra sem que elas se toquem. Afaste-se de objetos metálicos, especialmente armações de tendas e barracas ou cercas de arame, uma vez que se trata de bons condutores.
·         Quando acampar, monte sua barraca longe de lugares com maior probabilidade de queda de um raio, tais como, árvores altas e isoladas.
·         Aprenda a fazer reanimação cardiopulmonar. Cerca de 20% das vítimas morrem, mas muitas vezes podem ser salvas se tratadas de imediato.
·         Certifique-se de que a tempestade passou completamente antes de prosseguir seu caminho. Muita gente morre antes do clímax de uma tempestade por se aventurar cedo demais.
PORTAL FORMOSA
Postar um comentário

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS