DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

PRE/BA está de olho em LIMINARES QUE LIMPAM a ficha de CANDIDATOS

As concessões de liminares a políticos que serve como “água e sabão” para limpares suas fichas e assim não serem enquadrados na lei da Ficha Limpa estão na mira da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O foco está, principalmente, nas liminares que dizem respeito a rejeição de contas.
O objetivo é conhecer e acompanhar as decisões do Judiciário que tornem candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às próximas eleições municipais, ainda que temporariamente. A medida dificultaria a ocorrência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, letra “g”, da Lei da Ficha Limpa, dispositivo que impede, por oito anos, a participação em eleições do gestor público que teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas.
Os Tribunais de Contas do Estado, do Município e da União foram oficiados pelo procurador Regional Eleitoral, Ruy Mello, para que informem as decisões judiciais que suspenderam as rejeições de contas de gestores públicos. Também foram solicitadas informações à Procuradoria do Estado e a Advocacia-Geral da União sobre as providências adotadas para interposição de recurso contra as referidas decisões judiciais. Os promotores eleitorais buscarão informações junto às câmaras municipais.

Segundo Mello, as decisões liminares, por se basearem em fundamentos de ordem cautelar ou de urgência, podem ser cassadas por decisão do Tribunal competente, sendo fundamental acompanhar o andamento dos processos judiciais para atuação dos Promotores Eleitorais ainda durante a fase de registro de candidatura ou para ajuizamento do recurso contra a expedição do diploma, ao final do processo eleitoral.
Por Redação Bocão News | Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS